Descubra Bertioga, no litoral de São Paulo

De Bertioga (SP)
Texto e Fotos:  Evelline Costa

“São Paulo não tem praia bonita”, eles disseram. Negativo! Fomos convidados pelo Bertioga Convention & Visitors Bureau para participar do lançamento do Visite Bertioga, e, comprovamos que o litoral paulista não deixa a desejar.

Na noite do dia 29/11, a cidade reuniu empresários locais, a imprensa, o prefeito, Caio Matheus, o secretário de turismo, Ney Carlos da Rocha e os líderes do BCVB, no evento de abertura do projeto Convention Bureau.

“Para toda e qualquer iniciativa a fim de fomentar o crescimento e desenvolvimento do turismo com a sociedade e empresários organizados, a gente abre às portas e faz de tudo pra fortalecer,” afirma o prefeito da cidade.

Segundo o secretário do turismo, a dotação orçamentária de Bertioga para o turismo, aumentou 20% em relação ao governo anterior, favorecendo o plano de trabalho da prefeitura junto com o BCVB, na cidade que tem um grande potencial turístico.

“É um momento de muito otimismo para a cidade. Além de todos esses projetos, Bertioga está muito bem localizada. Temos a ponte Santos-Guarujá, a chegada do aeroporto no Guarujá e o anúncio do Dória de construir uma ponte elevatória na travessia Bertioga-Guarujá, que vai ser uma obra turística,” finaliza o prefeito, em coletiva de imprensa.

Agora vamos as atrações da cidade! O Visite Bertioga, em parceria com os parceiros/apoiadores do projeto, preparou um roteiro especial para a nossa press trip.

Hospedagem:

Ficamos hospedados na Pousada Clariô. Um lugarzinho muito especial onde fomos muito bem recebidos! Para quem gosta de tranquilidade e acordar ao som dos pássaros, a Clariô é o lugar ideal. Embora esteja longe da bagunça, a pousada fica muito bem localizada, entre Riviera e as praias de Bertioga (a 600m da Praia de Indaiá).

Atrações turísticas:

Rio Itapanhaú

Começamos nosso sábado (30), com a trilha do Valle Verde. O percurso é bem tranquilo, não é ingrime e pode ser feito por qualquer idade. Claro, acompanhado de guias!

A trilha dura em média 40 minutos e ao final dela, é possível contemplar o Rio Itapanhaú, a natureza incrível ao redor e variados ecossistemas. O rio é o maior do litoral paulista, com 40 quilômetros de extensão.

Praia de Itaguaré

Uma das praias mais lindas que já vimos em São Paulo! Areia branca, água transparante e cenário paradisíaco. Um dos últimos locais de Mata Atlântica quase intocável, a Praia de Itaguaré, está localizada no Parque Estadual Restinga de Bertioga a 20 quilômetros do centro da cidade. Para chegar lá, o ideal é ir acompanhado de um monitor ambiental para ajudar na trilha.

Forte São João de Bertioga

Construído pelos portugueses em 1532, é a primeira fortaleza erguida no Brasil. O forte é considerado patrimônio histórico e cultural do Brasil, em tombamento do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Lá também é possível encontrar na parte interna, objetos históricos, como canhões, espadas, etc.

Passeio de Escuna Pérola Negra

Com duração de 1 hora e meia, passamos por 5 praias e 2 ilhas: Prainha Branca, Prainha Preta, Camburisinho, Ilha Guará, Ilha Rasa, Pinheirinho e paramos em frente às mansões no Iporanga com 15 minutos pra mergulho. Ainda tem um toboágua, serviço de bar com bebidas e comidinhas e a presença do personagem Capitão Jack Sparrow. Ou seja, atração pra família toda!

Gastronomia

Almoçamos no Restaurante Borghese. A especialidade da casa são os peixes e frutos do mar, mas o espaço também conta com variedades de pizzas, massas e carnes. Comida saborosa e ótimo atendimento!

O jantar ficou por conta do Restaurante Jolly Roger. Situado a beira mar, o cardápio conta com diversas opções de frutos do mar e muitos outros pratos, entre massas, carnes, etc. As entradas e os pratos são muito bem servidos e saborosos.

Pra quem é de São Paulo, vale muito pena explorar essa cidade cheia de encantos e do ladinho da nossa capital. E, claro, quem for de outras regiões e quiser conhecer o litoral paulista, também não pode deixar de visitar Bertioga.

O Portal Turismo&Eventos viajou a convite do Bertioga Convention & Visitors Bureau